Post Icon

VOCÊ JÁ PREPAROU O QUARTO DO SEU FILHO?

Crianças estudando 1

Crianças estudando 2

Material escolar



Preparar um quarto para seu filho ou sua filha nesse início de ano, certamente, será o melhor presente que você estará dando a eles nesses tempos de rápidas transformações e informações cibernéticas.
Não nos referimos a um dormitório para o descanso ou para o aconchego das horas serenas do sono repousante. Estamos a falar de um lugar especial em sua casa, para os pequenos ou para os adolescentes estudarem com conforto, tranquilidade e paz.
Raramente vemos numa residência o “cantinho do estudo”; uma biblioteca por mais simples que seja ou uma mesa específica para o preparo das lições escolares.
O que temos visto na maioria das casas é uma TV enorme de última geração e com imagem e som perfeitos. Junto a ela, um "descolado" aparelho para jogos eletrônicos, DVDs com temas violentos, e assim passam-se os dias, os meses... o ano. Mais um ano!
Vimos trazer, portanto, o nosso alerta! Na condição de Educadora que somos. Vimos compartilhar com você um pouco da nossa experiência e da nossa vivência no mundo da Educação. Para isto, principalmente, foi criado o nosso Blog.
A criança copia tudo o que vê. Ela é fruto do meio em que vive. Se formos bons leitores; se tivermos o hábito da leitura, nossos filhos nos imitarão.
Mas isto só não basta. É necessário criarmos dentro de nossos lares um lugar especial. Um espaço feito com ternura e com o sentido de responsabilidade: um lugar para nossas crianças aprenderem a gostar de ler; de estudar; de estar em contato com o mundo do conhecimento e do saber.
Esse espaço não precisa ser luxuoso, atapetado com sedas e forrado com cetim. Não. Pode ser um cantinho básico, mas que seja deles, somente deles e para eles. Para que eles tenham o orgulho e o prazer de dizer ao titio e à titia, ao vovô e à vovó: “Olhem, venham ver o lugar que meu pai e minha mãe prepararam para eu fazer minhas lições de casa e ler meus livros preferidos.”
Uau!!! Que presente perfeito! Parabéns, papais e mamães! Parabéns!
Troquemos aqueles terríveis DVDs de filmes violentos e assustadores por bons livros. Sentemos com nossos filhos no chão, sobre uma almofada ou um velho cobertor e leiamos para eles as incríveis e deliciosas histórias de Monteiro Lobato, em seu “Sítio do pica-pau-amarelo”. Quem ainda se lembra de Dona Benta, Tia Nastácia, Emília, Pedrinho, Narizinho? E dos gibis? Quem se lembra do ratinho inteligente Mickey e seu amigo, o Pateta? E da Luluzinha, Bolinha, Tio Patinhas?
Preparemos o quarto dos nossos filhos intencionalmente. E a condição primordial é que ali eles se apaixonem pelos livros, pelo cheiro dos livros novos e velhos.
Coloquemos lá uma mesa e uma cadeira, revistas, livros, álbuns de figurinhas, jogos pedagógicos: xadrez, damas, dominó, quebra-cabeças e tantos outros; algumas canetas coloridas, lápis de cor, jornal velho, cola, tesoura, barbante e bastante papel.
Deixemos que eles façam rabiscos, desenhos. Que usem de sua imaginação. Que façam barcos de papel, ursinhos, aviões e que venham nos mostrar suas criações. E com elas a satisfação de nos dizer: “Já preparei TAMBÉM a lição de casa que a professora pediu para amanhã.”
Ah, vale lembrarmos ainda daquele cestinho no banheiro cheio de revistinhas, porque nossas crianças sentem-se ansiosas quando ficam ali sozinhas. Então, espertamente, nós lhes oferecemos as revistas em quadrinhos para entretê-las enquanto fazem suas necessidades fisiológicas.
E na hora das refeições, sem cobranças, apenas pelo simples prazer, perguntaremos à elas: “E aí, gostaram do livro tal?”, “Qual o personagem mais interessante?”, “Com quem ele se parece? Com alguém de nossa família?”
Hummm! E tem uma hora que é especial. O passeio! Que tal levarmos nossos meninos e meninas agora para dar uma olhada na livraria? Ou na biblioteca do nosso município ou da escola aonde eles estudam?
Será que podemos sentar com eles no chão e lermos algum bom livro? Bem colorido? Bem cheio de figuras?
Será que a diretora dessa escola nos deixará levar alguma coisa para lermos em casa? Aquele livro que nossos filhos gostaram e que não foi possível ler ali?
E tem mais, hein?! Tem “A semana do lanche com a turma”. Aquele dia da semana em que cada família convida as crianças dos vizinhos para lanchar em sua casa com seus filhos e naquele momento haverá um palco improvisado  para quem quiser ler um poema, cantar uma música, recitar um versinho que ouviu na rua, assobiar uma canção que vovô gosta de cantar...
A leitura faz sonhar, desperta a imaginação, faz viajar nas asas do sonho. A criança entra naquele mundo e o descobre e se descobre. É uma diversão prazerosa e sadia.
Bill Gates, o magnata criador da Microsoft nos diz: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história".

E então?!  Você já preparou o quarto de estudos de seu filho ou de sua filha para o ano letivo de 2012?

Ainda dá tempo!!!

Texto de Mariângela Freitas, escrito e postado em 04.02.2012


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Débora de Siqueira. disse...

Como deves ter percebido, agora tbm sou seguidora do seu blog. Achei bastante providencial para o momento, a preparação do quarto dos rebentos, rsrsrs Fiz até um comentário no meu twitter. Parabéns amiga!

Mariângela Freitas disse...

Débora, amiga! Sinto-me feliz pela companhia e visita constantes. Fique por perto, estarei sempre postando novidades. Obrigada por divulgar meu trabalho junto aos seus amigos.
Bjs

Postar um comentário