Post Icon

SERÁ QUE FOI IMPORTANTE?


"Simpatia "

Numa tarde longa e mansa,
os dois pela estrada vão:
o cão estima a criança,
e a criança estima o cão.

Que delicada aliança
dos seres da criação:
uma risonha criança,
um robustíssimo cão.

Deus percebeu a lembrança
e sorriu lá na amplidão:
ele gosta da criança,
que trata bem o seu cão.

Por isso, na tarde mansa,
os dois felizes lá vão:
a delicada criança
e o robustíssimo cão.

Poema de Afonso Schmidt


Mas quem foi Afonso Schmidt?
E o que o seu poema está fazendo neste blog?
Você leu o artigo que escrevi ontem, dia 04 de fevereiro, sobre a importância da leitura? Sobre os sonhos que ela cria e sobre o mundo no qual  ela nos faz penetrar?

Pois este poema está no meu primeiro livro de leitura, chamado "MENINOS TRAVESSOS". Quando eu tentava aprender a ler com a saudosa professora Maria do Carmo Resende -  conhecida carinhosamente por Maria do Carmo de Militão.

Tenho, para surpresa de muitos, este livro ainda guardado comigo. Naquela época eu estava com oito anos de idade e fazia o segundo ano do "primário" no Grupo Escolar Almino Afonso - em Martins - Rio Grande do Norte.

Vou usar o scanner brevemente e trazer para mostrar a todos a capa desse livro e a página aonde este belo e doce poema está inserido e que eu amava e amo tanto que o guardei  comigo até hoje, como uma jóia de grande valor.

Afonso Schmidt, obrigada por tão lindo poema com o qual você presenteou a tantas crianças da minha época, inclusive a mim. Você nos fez sonhar e perceber a importância do carinho que devemos ter com os animais. 
                                                  
Afonso Schmidt, o autor do lindo poema acima escrito.


Afonso Schmidt (Cubatão, SP 1890 – SP, SP 1964) poeta, romancista, contista, biógrafo, jornalista. 

Como jornalista trabalhou para  A Voz do Povo, em 1920, no Rio de Janeiro.  Para Folha da Noite,  Diário de Santos e A Tribuna, em Santos.

Em São Paulo trabalhou na Folha da Noite e O Estado de S.Paulo.  Neste último trabalhou de 1924 até 1963.  Recebeu o prêmio da revista O Cruzeiro em 1950 pelo romance Menino Felipe.  

A União Brasileira de Escritores lhe premiou com o Juca Pato – Intelectual do Ano em 1963.  Foi sócio fundador do Sindicato dos Jornalistas do Estado de S. Paulo, membro da Academia Paulista de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Escrito e postado por Mariângela Freitas, em 05.02.2012, domingo. Inspirado no blog:



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário