Post Icon

O PIANISTA

Cena do filme




Terça-feira, 21 de agosto de 2012


O PIANISTA
Texto escrito por Mariângela Freitas


Volto a assistir o filme, O Pianista que desde a primeira vez me impressionou.
O enredo trata da perseguição nazista aos judeus em Varsóvia - capital da Polônia.


Na cidade mora um pianista, Wladyslaw Szpilman, que executa música clássica na rádio local e que, pelas mãos de um amigo da família,  escapa de ir aos campos de extermínio - para onde foram seus pais, irmãs e irmão.

O que há de novo num filme desta natureza: Nazistas perseguindo judeus? Nenhuma.

 E o que chama a atenção, então?

Primeiro: o fato de a película ter sido feita a partir de uma história real,  o que torna a trama muito mais interessante. Segundo: a luta perseverante pela sobrevivência do personagem que deu nome ao filme: o pianista.

Ele decidiu que queria viver. E essa obstinação o fez superar desafios sobre-humanos. Fugindo dos soldados nazistas, suportando frio e fome. Vencendo a saudade dos entes mais caros - que tiveram seu destino decidido já dentro de um trem de carga que os levou à morte nos campos de horror.

Perseverança. Fortaleza de espírito. Paciência. Essas as forças maiores de um sobrevivente.

Quem puder ver o filme em questão, veja-o. Leia nas entrelinhas uma vida que sopra o alento, a força e a coragem sobre nossos dias mais sombrios. Mas assista-o com olhos bem abertos, com lentes bem curiosas, sondando a alma singela de um músico que em sua aparente fragilidade mostrou-se de uma gigantesca e imperturbável fortaleza.


Como sobreviver aos terríveis naufrágios em nossa vida? Aprendendo com quem os superou de maneira heróica e silenciosa, em todos os rincões deste planeta água; aprendendo, inclusive, com uma história real que a gente vê num filme numa dessas tardes frias de domingo.


Cenário - Varsóvia


Veja a história real do protagonsta do filme:














  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário