Post Icon

O EVANGELHO SEGUNDO UM CÉTICO

Jesus aconselha


Sexta-feira, 20 de abril de 2012


O EVANGELHO SEGUNDO UM CÉTICO
Escrito por Dr. Alexandre Forte 
(O autor  é de Martins e Umarizal - RN, Procurador da República, escritor e poeta) 


Um Mestre nazareno reuniu em torno de si um pequeno número de discípulos e pôs-se a dar palestras, andando pelos vilarejos e hospedando-se em casas de pobres e de ricos, conforme a hospitalidade das pessoas.

Ensinou que o caminho era a Verdade. Mas, quando indagado por Pilatos, Ele preferiu silenciar. Pilatos não teria ouvidos para ouvir o que é a Verdade? Ou a Verdade daquele momento era o silêncio entre o Mestre e Pilatos?

A Verdade é o caminho. Mas, em vez da busca da Verdade, os milhões de seguidores do Mestre passaram a buscar somente a figura divina enclausurada em dogmas que desafiam a razão.

Ele era Deus? Era um homem-deus? Que importa! O essencial é reconhecer o acerto do que Ele ensinou praticando. E praticar.

Bem-aventurados os mansos, os justos, os pacíficos, os que vivem fraternalmente e perdoam as ofensas. Porque serão recompensados com bens espirituais que a ferrugem não pode alcançar nem o fogo destruir.


Dai a César o que é de César. E que César não cobre mais do que o que é devido, pois a injustiça é o combustível da desordem e da sublevação.

A fé remove montanhas de obstáculos e a fé raciocinada, testada sob o crivo da razão, essa, sim, é invencível porque aliada do progresso e flexível a novas ideias e horizontes de compreensão.

Que é a Verdade? Eu também, como Pilatos, tento ouvir o Mestre. Mas, cada um de nós tem um grau de surdez que nos impede de ouvir a voz interior no momento de silêncio.

Só o amor fraternal, caridoso, solidário é capaz de salvar-nos do nosso inferno mental que nos submete ao inferno real de guerras, fome e sofrimentos vários. O resto é ritual ou dogma.

Dizem por aí que o Mestre irá voltar. Para que? Não há nada mais a dizer. E se Ele voltar, desconfio que fará um prolongado silêncio.

Postado por Mariângela Freitas

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário