Post Icon

DOBRAR-SE PARA ERGUER-SE

Bambu chinês


Segunda-feira, 16 de abril de 2012


DOBRAR-SE PARA ERGUER-SE
Texto escrito por Mariângela Freitas


Há alguns anos, conversando com uma amiga, psicóloga, disse-lhe: "Acho que vou fechar meu coração". Ao que ela prontamente me alertou: "Não faça isto. Pois um cardiologista poderá ser chamado para abri-lo".

Fiquei a pensar nessas palavras, aparentemente óbvias, porém sábias. Quando fazemos algo danoso à nosso corpo sutil (o espírito), nosso corpo material padece. Se fecharmos nosso coração aos demais corações do mundo, ele literalmente se fecha. E iremos parar na mesa de um bom cirurgião cardíaco.

Hoje estive meditando sobre os bambus chineses. Eles têm uma bela história: ao serem plantados, ficam cinco anos a germinar e crescer no subsolo e somente após esse período,  emergem da terra mãe e alcançam até vinte e cinco metros de altura.

Essa lembrança me trouxe outra:  "É preciso muita fibra para chegar às alturas , e ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão."

Assim é o bambu chinês: Forte, fibroso e flexível. Estende seu corpo rumo ao céu, mas curva-se ao peso da neve para não se quebrar. Na primavera está alegre, altaneiro, feliz. No inverno submete-se às ordens da Natureza e rende-se, envergando-se até ao solo pois sabe HUMILDAR-SE, o que é bem diferente de HUMILHAR-SE.

Há dias, períodos ou ciclos em nosss vidas em que precisamos saber discernir  se estamos em nossa primavera ou em nosso inverno. Se estivermos na estação das flores, é hora de nos apressarmos rumo ao sol; às realizações positivas e às conquistas materiais e espirituais. Realizando o desabrochar de nossas próprias flores, gerando frutos e distribuindo-os a quem necessitar.

Porém, se a época é de chuvas e frio, neve e tempestades, é hora então de nos encolhermos, de nos curvarmos diante do fato. A neve cai sobre o bambu chinês e ele, sabiamente enverga-se para não quebrar. Enverga-se ao peso da neve fria e insensível à sua beleza, pujança e vitalidade. Ali permanece silencioso e paciente, aguardando. Ele também sabe que tudo passa. 

Assim está escrito, num singelo quadro bem acima da cama de Chico Xavier - o médium missionário das Minas Gerais: "Tudo passa. Isso também passará."

Envergar-se; dobrar-se diante das adversidades é sábio e divino. Jesus também riu e chorou; agradeceu e lamentou - tudo a seu tempo.

A Natureza tem quatro estações e em todas elas, plantas e animais aprenderam a sobreviver harmoniosamente. 

Em nossas vidas também não é diferente. Passamos pelas quatro estações em nosso mundo íntimo: primavera, verão, outono e inverno. E quando este último chegar, que saibamos recebê-lo com a alegria e  sapiência que nos foram legadas para nosso bem.

Se hoje chove, vejamos que benefícios essa enxurrada pode nos trazer: o ar limpo e renovado, a terra úmida para o plantio de boas sementes, o fogo dos desatinos controlado e os rios transbordando a cantar a festa vitoriosa da saciedade sobre a fome.

Chove lá fora? Quero acender minha lareira e aquecer-me em minha própria companhia.   Não escuto os pássaros cantando, todavia sei que eles vivem e  que momentaneamente  escondem-se dos ventos gelados. 

Olho para a floresta de bambus, vejo todos abaixados e humildes esperando que o deus sol que lhes venha trazer o calor de um novo amanhecer. Assim como espero que o meu Deus me traga de volta a primavera. 

Enquanto aguardo que a  alva paisagem  volte a vestir-se de verde mais uma vez, recito a melodiosa mensagem do mestre em Yoga,  Professor Hermógenes: "Entrego, confio, aceito e agradeço."


Ah, tenho uma surpresa para você. Clique aqui e ouça, são apenas cinco minutos, não vai doer:
http://www.youtube.com/watch?v=lFxQztPf5_I

Escrito e postado por Mariângela Freitas 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário