Post Icon

Nas terras áridas do meu sertão potiguar...


Juazeiro fotografado no pé da Serra do Martins-RN



A beleza é para "quem tem olhos de ver".

Ao viajar pelas terras áridas do sertão nordestino, encontramos razão para acreditar que poetas e trovadores, músicos e compositores, enfim, almas sensíveis sempre verão o belo, mesmo em meio à aparente melancolia e sob um sol abrasador.


Na Sombra do Juazeiro

Elino Julião

Meu bem vem cá, venha ligeiro
Eu vou lhe esperar, na sombra do juazeiro.


Viver sem carinho eu juro que não dá
Achei um cantinho pra nós conversar,
O povo do lugar é tão fuxiqueiro
Eu vou lhe esperar na sombra do juazeiro.


Lá tem um banquinho pra nós se sentar
Nós fica sozinho ninguém vai olhar.
Pode sossegar que eu chego primeiro
Eu vou lhe esperar na sombra do juazeiro


Aqui fazemos nossa homenagem a Elino Julião.


*Eis um pedacinho de sua bela biografia:

Elino Julião (Timbaúba dos Batistas, 13 de novembro de 193620 de maio de 2006) foi um cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura regional do quente sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó - RN.

Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, Elino Julião fazia a alegria da rapazeada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa " peladinha " em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Cantar para Elino, já era êxtase.

Nos anos 1950, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o o Estádio de futebol Machadão, forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: "O forro da Coréia".

Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de de 4 décadas.

Fonte: http://letras.terra.com.br/elino-juliao/1743992/

Postado por Mariângela Freitas - Blog: O MUNDO DE MARIÂNGELA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário